Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, transl. Usāmah Bin Muhammad bin mais conhecido como Osama bin Laden ou simplesmente bin Laden (Riade, 10 de março de 1957 — Abbottabad, 1 de maio de 2011) foi um dos membros sauditas da próspera família bin Laden, além de líder e fundador da al-Qaeda, organização terrorista à qual são atribuídos vários atentados contra alvos civis e militares dos Estados Unidos e seus aliados, dentre os quais os ataques de 11 de setembro de 2001 .
Em 2 de maio de 2011 autoridades dos Estados Unidos divulgaram que Bin Laden teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores de Abbottabad durante uma operação secreta realizada por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA e o governo paquistanês, que colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. O DNA do corpo, comparado com amostras de sua falecida irmã, confirmaram um grau de parentesco. O cadáver foi mantido sob custódia militar.
Posteriormente, o presidente Barack Obama confirmou oficialmente a informação em um pronunciamento pela televisão aos estadunidenses. Embora exames de DNA tenham demonstrado a possibilidade do corpo pertencer ao Osama Bin Laden, juridicamente entretanto tais provas não são suficientes, já que a inexistencia de uma arcada dentária , a falta de um corpo ou até mesmo as fotos só põem em duvida a finalidade da operação e por entender que para o fugitivo taticamente seria mais certo parecer-se morto do que vivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário