sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
FERIADO OU PONTE coisas de Portugas
Feriado é uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhista. Os governos podem instituir feriados em nível federal, estadual (ou regional) ou ainda municipal, dependendo da extensão da importância comemorada. Esses feriados podem ser determinados obrigatórios, ou seja, as pessoas são dispensadas do trabalho; ou facultativos ("ponto facultativo"), caso em que as organizações tem liberdade para acatar ou não a dispensa do trabalho.
Cada feriado possui sua razão de acontecer em determinada data, e estas podem ser fixas, isto é, acontecer todos os anos no mesmo dia e mês, como o Natal, que sempre ocorre no dia 25 de Dezembro, ou móveis, relativos a alguma outra data ou período do mês.
A "ponte" e a emenda dos feriados
44,5% das empresas não resistem às pressões dos funcionários e executivos e "decretam" a emenda na segunda ou sexta-feira que precede ou se segue a um feriado. Nestes casos óbvios não se espera que o profissional vá trabalhar, porque o feriado prolongado passa a ser "oficial".
A questão mais delicada está nos 55,5% dos casos em que a empresa trabalha no dia útil da "ponte", e o executivo simplesmente não vai trabalhar. Um comportamento que ocorre com frequência nas empresas.Está provado que 14% dos executivos faltam ao trabalho no dia útil da emenda, quando a empresa trabalha.
O bom senso recomenda que o executivo não deve faltar. Simplesmente porque não é profissional criar feriado prolongado ilegítimo em causa própria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário